terça-feira, 3 de setembro de 2013

Origami repaginado.

Origami (do japonês折り紙, de oru, "dobrar", e kami, "papel") é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la
No Japão, o papel foi introduzido pelos monges budistas coreanos, em torno de ano de 610 e os japoneses desenvolveram a sua própria tecnologia usando fibras vegetais extraídas de plantas nativas: o kozo para papel resistente, o gampi para os nobres e mitsumata, para os mais delicados. O papel tipicamente japonês ficou conhecido como washi e sobre ele podia-se escrever ou usá-lo para várias finalidades, inclusive para o origami.

Acima um  RESUMO do que seria o origami , é muito longa a história e quem gosta de ter conhecimento vale a pena entrar no google para saber um pouco mais a respeito desta arte.
Eu sempre amei fazer origamis , higieniza a mente , deixa as mãos mais leves para execução de outras artes , nos deixa mais sensíveis.....enfim sou uma grande admiradora da arte !
A princípio usava papéis próprios , que são mais molinhos e tem uma gramatura baixa , a idéia de fundir as duas artes scrap e origami não demorou muito .
Os papéis de scrap não são ideais para a técnica do origami , precisei ter paciência e um pouco de prática para ver a coisa fluir .
Hoje digo para quem quiser se aventurar nesta arte usando papéis mais grossos , a usar dobradeira de encadernação para facilitar nas dobrinhas.
Estes 2 primeiros saíram na belíssima revista guia do scrapbooking ....e lá tem os paps para quem quiser fazer.




Aqui usei uma sobreposição entre um e outro existe um espaço para colocar pequenos presentes , bilhetinhos etc
Vocês repararam quantas pecinhas lindas da zarza , deixou a composição mt graciosa...usei pan pastel nos arabescos e no resto gesso acrílico.



Este segundo tem uma forma diferente e menos complexa de se dobrar , repare que vc pode fazer e usar sobre uma folha de scrap...ambos foram feitos com papéis 30,5 x 30,5,porém um tem mais dobras que o outro que acaba fazendo com que o tamanho tbm diminua ou aumente....
Esta moldurinha da ZARZA é uma das que mais amooo , pintei com esmalte de unhas e por cima para quebrar o brilho usei um spray protetor de fotos.



E por ultimo fiz este cartão com exclusividade para a Zarza , reparem que eu fiz varios tamanhos de corações e no cantinho esquerdo reparem que tem um coração aladinho...fofooo.....usei a bandeirola celebrate da Zarza na cor natural que é linda e um pequeno arabesco entre as flores tbm em cor natural para dar um charme....

Bom é isso , espero que tenham gostado e que tenham aprendido um pouquinho sobre esta arte.
Aproveitem as belíssimas peças de chipboard da zarza e façam suas composições.
Um setembro bem florido a todas.

Beijos






3 comentários:

  1. Amei de paixão!!! Vou comprar essa revista já.Quero fazer tb. As belezuras da Zarza já possuo,lógico...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sil... O que dizer??? Encantador!!! Comprarei a revista, com certeza!!! Beijos com amor!!

    ResponderExcluir
  3. Fiz um post com dicas de uso de origami no scrap, recentemente lá pro Scrap Entre Amigas (http://scrapentreamigasblog.blogspot.com.br/2013/08/dica-origami.html). Inclusive ilustrei com uma página sua, pois já sabia que gostava!
    Bem bonitas suas criações!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!!
Você é muito importante para nós!

Volte sempre...